Uma amiga e leitora sugeriu que eu escrevesse explicando para as pessoas que nunca tiveram contato com o tema onde se aplica a Topografia na vida prática. Na verdade a topografia é o estudo que se faz de uma determinada superfície, com todos os seus acidentes geográficos naturais ou não, representado graficamente através de plantas e com exatidão o seu relevo, suas medidas de área e perímetro, seus ângulos,etc.

Toda vez que vamos edificar algo, seja uma casa, um prédio, uma estrada ou uma barragem precisamos antes analisar o terreno no qual vamos construir. Hoje com a tecnologia existente praticamente todos os arquitetos e engenheiros pedem um levantamento topográfico do terreno para que com esses dados possa projetar. Isso garante a eles maior precisão nos seus projetos e a seus clientes maior satisfação e economia de mão de obra e materiais. Em outra fase da obra chamada locação a topografia também é muito usada. Consiste em localizar com precisão a fundação da edificação dentro do terreno . Outra aplicação muito comum é a demarcação e conferência de divisas de terrenos, sítios e fazendas para confrontação com dados de escrituras e requerimento de usucapião. Nos projetos de terraplanagem a topografia tem uma importância imensa, começando pelo levantamento da área, determinando cortes e aterros e calculando o volume de terra movimentado. A implantação de novos loteamentos e condomínios nos dias de hoje é impensável sem o uso da topografia. Estas são algumas de suas muitas aplicações.

Espero ter conseguido mostrar de maneira clara a importância da topografia no dia a dia das pessoas. Volto com novidades.